Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

48º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS indica ações para o Serviço Social

10/09/2019 às 17h34

 

No último domingo, 08 de setembro, teve fim o 48º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. O evento que é o fórum máximo deliberativo de assistentes sociais no país, aconteceu na cidade de Belém (PA), no período de 5 a 8 de setembro e reuniu aproximadamente 300 participantes dentre representantes das gestões dos CRESS e assistentes sociais de base, eleitos em assembleias regionais, além de representantes de estudantes de Serviço Social e outras instituições. O CRESS Alagoas esteve representado pelas delegadas Francine Lopes (conselheira Fiscal), Luana Silva (assistente social da base) e Agente fiscal Maria Helena Carvalho (observadora).

 

 

Avaliação do triênio

O Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, neste ano de 2019 teve a tarefa de realizar a avaliação das ações que foram planejadas para o triênio 2017-2020 em cada um dos seguintes eixos temáticos: orientação/fiscalização profissional, comunicação, ética/direitos humanos, seguridade social, formação/relações internacionais e administrativo-financeiro. Além da avaliação, os presentes também deliberaram sobre as indicações de prioridades de ação em cada eixo para as gestões dos Conselhos em 2020.

 

 

Eleições 2020

No dia 07 de setembro foi realizada a Plenária deliberativa sobre o Código Eleitoral, que norteará as próximas eleições do conjunto. A principal mudança no código é a introdução do voto pela internet. Buscando ampliar a participação dos/as assistentes sociais no processo eleitoral das gestões dos CRESS e CFESS em 2020 as eleições serão realizadas de forma on-line. Para acessar o ambiente virtual e ter acesso às listas com as chapas candidatas, os/as profissionais receberão login e senha no e-mail cadastrado. É importante, portanto, que os/as assistentes sociais mantenham seus dados atualizados junto ao CRESS.

 

Dia do/a Assistente Social 2020

No encontro a categoria definiu também o tema para as comemorações do Dia do/a Assistente Social em 2020: A valorização do Serviço Social no contexto de ataque às liberdades democráticas e aos direitos, com ênfase na dimensão pedagógica do trabalho profissional na organização popular e na luta antirracista.

 

Carta de Belém

Como acontece ao fim de todos os Encontros Nacionais, foi aprovado na plenária final do evento o documento que apresenta o posicionamento político da categoria frente ao contexto social presente. A Carta de Belém (clique aqui para ler na íntegra) trouxe como destaque a crítica aos ataques sofridos pela Amazônia, destacando a falência do modelo político-econômico e socioambiental em curso no país e reafirmando o compromisso com um projeto de sociedade que se opõe à exploração capitalista, e todo tipo de opressão, exploração e dominação.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast