Assistentes Sociais lotaram o Seminário sobre o Trabalho da/o Assistente Social em situações de desastres e calamidades públicas

A A A A

O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 16ª Região/AL, realizou no dia 20 de setembro, o “Seminário sobre o Trabalho da/o Assistente Social em Situação de Desastres e Calamidades Públicas”, no Auditório do Sindicato dos Urbanitários, na cidade de Maceió. O evento contou com uma participação massiva de profissionais da capital e também do interior.

 

A atividade faz parte das ações da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional – COFI em atenção às demandas apresentadas pela categoria profissional de assistentes sociais em virtude da situação de calamidade pública decretada para o município de Maceió pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, diante de atividades de Mineração/Extração de Salgema pela empresa BRASKEM.

 

A ação contou com a contribuição da Assistente Social Drª Maria Auxiliadora Ramos Vargas, Professora do Curso de Serviço Social da UNIVERSO/MG e assistente social da Prefeitura de Juiz de Fora,  que destacou que “os desastres não se iniciam no momento que acontece a calamidade em si. Na situação de Maceió, o desastre já está em curso, pois as família já vivem em estado de sofrimento,  estão passando pela perda do referencial territorial, dos vínculos pessoais, dos vínculos com a vizinhança. O desastre é um sofrimento social". A professora acrescentou que "não podemos atribuir ao desastre um carater de novidade. Estamos cuidando mal do meio em que vivemos. O desastre é a vulnerabilidade se sobrepondo na vulnerabilidade".

 

Para debater sobre a Intervenção do/A Assistente Social frente à Situação de Calamidade Pública no Município de Maceió etiveram presentes assistentes Sociais representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Superintendência de Habitação (SEMINFRA) e Defesa Civil Municipal do município de Maceió. Foram apresentas as ações desenvolvidas até o momento pelos orgãos e os desafios que ainda estão postos para a garantia dos direitos da população.

 

Desde o primeiro semestre deste ano, a COFI vem discutindo a atuação da categoria frente à situação de calamidade pública decretada no município de Macei. Foram realizadas visitas das agentes fiscais do CRESS/AL às Secretarias Municipais de Habitação, Educação, Saúde, Assistência Social e à Defesa Civil Municipal, para conversar com às coordenações e/ou equipes do Serviço Social a fim de conhecer seu plano de ação nos respectivos órgãos.

 

O Seminário se configurou como um importante espaço de debate e reflexão sobre a situação do município que envolve o exercício das/os profissionais do Serviço Social e apontou que ainda há muito o que avançar. O CRESS/AL segue junto nesse compromisso.

 

Comentários

CFESS

Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress). Acesse o site aqui.

Fale Conosco

Tratar a sua manifestação com independência, isenção e ética é o nosso compromisso.



(82) 3221.5305
Rua Sete de Setembro, nº 184, Centro, Maceió (AL), por trás do Espaço cultural da UFAL. Horário de funcionamento: de segunda à quinta, das 13h às 17h, e sexta, das 9h às 13h.

© 2013 CRESS-AL. Todos os direitos reservados.
É proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.