Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Comissão de Saúde Mental do CRESS/AL participa de reunião do Conselho Estadual de Saúde

10/12/2018 às 14h38

O Conselho Regional de Serviço Social da 16ª Região (CRESS/AL) representado pela Conselheira e Coordenadora da Comissão de Seguridade Social, Maricélia Santana participou, na quarta-feira, dia 05, da reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES), que tratou da Rede de Atenção Psicossocial de Alagoas.

No encontro ficou definida a retomada da Comissão de Saúde Mental do Conselho Estadual de Saúde tendo como foco a discussão sobre as investidas conservadoras, que defendem as ideias manicomiais com o objetivo da retomada do poder psiquiátrico no tratamento de pessoas em sofrimento psíquico em meio fechado e longe da família e da comunidade.  

“A Comissão de Seguridade Social/Subcomissão de Saúde Mental do CRESS pediu ponto de pauta para pensar sobre a Rede de Atenção Psicossocial de Alagoas, e elencar o que temos e o que queremos”, comentou Maricélia.

A assistente social Hozana França, integrante da subcomissão de Saúde Mental do CRESS e apoiadora técnica da Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió,  ressaltou que a Saúde Mental uma das bandeiras de luta do Conjunto CFESS/CRESS.

Outro ponto aprovado foi “a luta contra o avanço das internações involuntárias em Clínicas Terapêuticas que não oferecem tratamento adequado de saúde para dependência química e que absorvem recursos do SUS”, pontuou a representante do CRESS.

“Nossa defesa é pelos serviços de Saúde Mental substitutivos que são portas abertas, onde a pessoa em sofrimento psíquico possa realizar seu tratamento junto a sua família e na sua comunidade, sem o isolamento e privação de liberdade com a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo que faz parte dos princípios do Código de Ética do/a Assistente Social”, concluiu Maricélia.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast