Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Confira nota do CRESS Alagoas sobre o caso de transfobia ocorrido em shopping na capital

Em nota, o CRESS Alagoas manifestou repúdio ao ato transfóbico no shopping e reafirmou a luta do Serviço Social Brasileiro na defesa dos direitos humanos e de uma sociedade emancipada.

05/01/2020 às 11h10


O caso que ocorreu na noite da última sexta-feira (3), teve como vítima a mulher trans Lana Hellen, que foi impedida de usar o banheiro feminino em shopping da parte alta de Maceió e, logo em seguida, protestou no interior do shopping, denunciando o ocorrido.
 

Logo o caso gerou uma série de manifestações nas redes sociais em apoio à vítima, que mobilizou centenas de pessoas para uma manifestação na tarde de ontem (4), no interior do shopping.
 

Em nota, o CRESS Alagoas manifestou repúdio ao ato transfóbico no shopping e reafirmou a luta do Serviço Social Brasileiro na defesa dos direitos humanos e de uma sociedade emancipada.
 

“Em uma conjuntura marcada pela regressão de direitos e ampliação do pensamento conservador que tentam limitar a existência da diversidade humana, se faz necessário potencializar as lutas em defesa dos direitos da população LGBTI”, destaca trecho da nota.
 

Confira a nota na íntegra:
 

Nota do CRESS Alagoas sobre o caso de transfobia em shopping de Maceió

 

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta,

não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”
Cecília Meireles

 

O CRESS/AL, manifesta repúdio ao ato de transfobia ocorrido na última sexta-feira (03/01), em um shopping de Maceió, quando uma mulher trans foi proibida de usar o banheiro feminino e retirada à força do shopping, quando em público expressa a violência sofrida.
 

No Brasil, a transfobia, ou seja, a violência contra travestis, transexuais e transgêneros é uma das formas mais cruéis de reprodução do preconceito.
 

Em uma conjuntura marcada pela regressão de direitos e ampliação do pensamento conservador que tentam limitar a existência da diversidade humana, se faz necessário potencializar as lutas em defesa dos direitos da população LGBTI.
 

O Serviço Social Brasileiro historicamente compõe as lutas em defesa da população LGBTI e afirma seu posicionamento ético-político na direção do respeito e combate a todas as formas de opressão.
 

Nesse sentido, nos solidarizamos e reafirmamos a luta do Serviço Social Brasileiro na construção de sociedade livre e emancipada humanamente.
 

Alagoas, janeiro de 2020
Conselho Regional de Serviço Social – 16ª Região
CRESS/Alagoas

Gestão 2017-2020 “A luta nos movimenta, a resistência nos fortalece”

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast