Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Conselho Pleno do CRESS Alagoas faz balanço do mês da/o Assistente Social e reafirma luta em defesa da vida

Reunião do Conselho Pleno ocorreu no último sábado (29) de forma remota

31/05/2021 às 16h23

Reunido no último sábado (29), o Conselho Pleno do CRESS Alagoas teve como pauta o balanço e avaliação o mês da/o Assistente Social, marcado por uma série de atividades e publicações de materiais do Conjunto CFESS/CRESS. As comemorações que tiveram como mote a defesa das comunidades tradicionais e povos originários reuniram uma diversidade de ações em todo o país, no diálogo da categoria com o conjunto da sociedade na defesa das comunidades em resistência no campo e na cidade.

“O CRESS Alagoas conseguiu produzir um material de grande relevância para as comemorações do dia da/o Assistente Social no estado, com uma agenda muito assertiva que pautou a resistência nas comunidades tradicionais, bem como a realidade das e dos profissionais assistentes sociais que atuam em diversas áreas”, explicou Lucyana Leão, conselheira do CRESS Alagoas.

Como parte das ações realizadas pelo CRESS Alagoas, o mês de maio foi marcado pela série “Mulheres em Movimento”, que apresentou a história de luta e resistência de mulheres alagoanas que vivem em comunidades quilombolas, indígenas e áreas da Reforma Agrária.

“Conseguimos ampliar a voz das comunidades e mulheres lideranças em seus territórios, conhecendo suas dificuldades nesse período e os desafios cotidianos no acesso às políticas públicas de saúde, educação, assistência, além de nos aproximar das histórias de resistência dessas comunidades”, sinalizou Lucyana.

Além disso, o Conselho publicou uma série de materiais com entrevistas de profissionais que atuam na linha de frente no período da pandemia na Assistência Social, no sistema penitenciário e na Previdência Social.

O Conselho se somou ainda aos debates organizados de forma unificada com o Conjunto CFESS/CRESS, além da Live Unificada dos Conselhos da Região Nordeste que, em dois dias, reuniu mais de 400 pessoas no debate sobre a resistência das comunidades tradicionais e a atuação profissional na pandemia.

Somando-se às mobilizações em defesa da vacina para toda a população que ocorreram no dia 29, o Conselho Pleno também reafirmou a posição do CRESS Alagoas na defesa da vida e dos direitos sociais.

“Nós destacamos a importância de estarmos também nesse campo de luta na defesa da vacinação para toda a população, bem como na defesa do auxílio emergencial que verdadeiramente atenda o básico das necessidades de todos e todas que precisam nesse momento”, sinalizou a conselheira.

A pauta tratou ainda, entre outras questões, do balancete do primeiro trimestre de 2021 que foi aprovado pelo Conselho Pleno e está disponível para consulta no Portal da Transparência do Regional.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast