Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Conselho Pleno do CRESS Alagoas reafirma importância das ações do Dia Da/o Assistente Social de 2022

22/04/2022 às 10h24

A reunião ordinária do Conselho Pleno do CRESS Alagoas, realizada de forma online, no último dia 12, reforçou a importância e o papel da agenda de atividades do Dia Da/o Assistente Social em 2022. Conselheiras e conselheiros resgataram a simbologia da data, comemorada no dia 15 de maio, e sinalizaram as construções do Regional para o período.

“O 15 de maio é uma data que está marcada na agenda das e dos profissionais assistentes sociais, como dia de luta, mas também de celebração da nossa categoria”, explicou Marciângela Gonçalves, conselheira presidenta do CRESS Alagoas.

De acordo com Gonçalves, o 15 de maio é uma data também importante para ampliar e fortalecer o diálogo com a sociedade, com o objetivo de dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. “Todas as iniciativas construídas no âmbito do Conjunto CFESS/CRESS visam valorizar o trabalho da categoria e a comunicação a sociedade sobre o papel e a importância do Serviço Social”, comentou.

Em especial para o ano de 2022, foi deliberado durante a Plenária do Conjunto CFESS/CRESS, realizada ainda em 2021, o tema: “O Serviço social tem um lado, o das trabalhadoras, em suas múltiplas existências e opressões! Chega de ameaças às liberdades democráticas, chega de ataques aos direitos trabalhistas e sociais!”.

“É a partir dessa temática que queremos debater e dialogar com profissionais, estudantes e com o conjunto da sociedade, sobre o momento que estamos vivendo e de como esse cenário se desdobra na vida cotidiana das mulheres trabalhadoras do Brasil”, sinalizou a presidenta do CRESS Alagoas.

A temática pretende abordar os desafios vividos pelas mulheres no país, bem como o papel da organização coletiva para o enfrentamento aos diversos ataques aos direitos sociais e trabalhistas.

“O tema é extremamente pertinente para o momento que estamos vivendo e para a realidade da nossa categoria, composta majoritariamente por mulheres. Queremos que esse debate possa perpassar pelas diversas atividades conduzidas pelo CRESS no próximo período, que vão além da agenda do mês de maio, em conexão com a Campanha de Gestão do Conjunto CFESS/CRESS que também abordará as questões de gênero na sociedade”.

Agenda unificada

Em uma articulação ampliada para as comemorações do Dia Da/o Assistente Social, o CRESS Alagoas tem fortalecido relações com as instituições de ensino superior que possuem Serviço Social, bem como com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), com quem tem construído uma agenda unificada pela passagem da data.

Conselheira do CRESS Alagoas e integrante da Comissão Organizadora do 15 de maio em Alagoas, Andrea Pacheco, pontuou que a articulação com as instituições do estado possibilita que a construção do Dia Da/o Assistente Social amplie suas possibilidades de diálogo, envolvendo mais pessoas e fortalecendo o debate com a categoria.

“Nas próximas semanas já iremos divulgar a programação de atividades no estado, que contará com debates, atividades online e ações nas redes ao longo do mês de maio”, disse.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast