Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

CRESS –AL presente no XXVIII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-CRESS

24/07/2019 às 22h24

No período de 19 a 21 de julho de 2019 aconteceu o XXVIII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-CRESS, na cidade de Recife-PE, onde estiveram reunidas delegações dos CRESS dos nove Estados nordestinos. O encontro foi antecedido pelos Fóruns da Comissão de Inscrição e da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) que ocorreu no 19 de julho pela manhã.

 

As atividades do XXVIII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-CRESS tiveram como finalidade o debate sobre a conjuntura nacional e a avaliação das gestões dos CRESS do Nordeste no triênio 2017-2020. A abertura do evento contou com apresentação artística do Coletivo de Dança Agotimé, seguida da composição da mesa que foi constituída pelo CRESS-Pe, CFESS, ABEPSS, ENESSO e Departamento de Serviço Social da UFPE.

 

CRESS Alagoas presente no Encontro

 

No esteio do pensamento de Conceição Evaristo, mote do evento: “Eles combinaram de nos matar, mas nós combinamos de não morrer", a mesa de conjuntura contou com a participação da Prof. Dra. Eveline Pereira da UFPE, que apontou alguns elementos importantes para refletirmos a realidade, com destaque para a necessidade de resistência contra a atual sedução do fatalismo, utilizado pela ofensiva de tendência conservadora e reacionária, que alguns autores vêm tratando como neofacismo mundial. Compôs, também, a mesa, o Assistente Social e Coordenador do MTST Rudrigo Rafael, que iniciou a sua fala lembrando ser urgente “constatar desgraceiras para apontar as saídas" e a emergência de lutar contra o estreitamento do horizonte de transformação. O assistente social finalizou a sua participação fazendo um chamamento emocionante, dirigido à categoria profissional, para colaborar na construção de um trabalho de base que tenha como lastro alianças locais e internacionais; que se ocupe do cuidado numa dimensão política, como direito humano; da consolidação de uma economia política que conecte as lutas urbanas e as lutas do campo, com a gestão dos territórios orientada para a felicidade coletiva.

 

 

Além das estimulantes participações acadêmicas, técnicas e artísticas alinhadas ao contexto político de resistência o evento contou com um momento de avaliação das gestões dos CRESS, no qual os diversos posicionamentos confluíam para a ideia de que diante dos avanços e dificuldades encontrados no percurso desde 2017, entende-se que é hora de o conjunto se fortalecer e se unir,  pois a realidade coloca de modo cada vez mais  imperativo a necessidade de luta pela defesa da democracia e para manutenção e ampliação dos direitos sociais e dos serviços públicos.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast