Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

CRESS Alagoas realiza o I Encontro de Assistentes Sociais em Instâncias de Controle Social

26/08/2019 às 15h35

 

No último dia 19, o Conselho Regional de Serviço Social 16ª Região (CRESS/AL), realizou o I Encontro de Assistentes Sociais em Instâncias de Controle Social, na cidade de Maceió, que contou com mais de 60 participantes, entre profissionais e estudantes de Serviço Social.

O objetivo central do Seminário foi discutir a atuação de assistentes sociais em conselhos de políticas públicas e de direitos e em fóruns e frentes de luta em defesa dos direitos sociais e de resistência às contrarreformas implementadas pelos governos ultraneoliberais de Temer e Bolsonaro.

A mesa redonda “Controle social na conjuntura de desmonte das políticas publicas: desafios e estratégias de resistência para assistentes sociais”, contou com a participação da Assistente Social e Professora Dra. Maria Valéria Costa Correia, uma referência nacional no debate e nas pesquisas sobre Controle Social e da Vice-presidente do CRESS Alagoas, a assistente social Evelyn Costa do Nascimento, que apresentou a Resolução nº 09/2018 do CRESS/AL que regulamenta atuação de assistentes sociais nas instâncias de controle social como representantes do Regional e o seu alinhamento com os posicionamentos políticos do Conjunto CFESS-CRESS.

 

 

Valéria Correia fez um panorama da conjuntura de desmonte das políticas públicas e dos mecanismos de controle social, destacando as principais análises teóricas desse tempo histórico, apontando os desafios e estratégias para a intervenção da/o assistente social nos espaços de controle social.

Em sua exposição, Evelyn ressaltou que a partir da ficha de cadastramento dos participantes no evento, o CRESS irá construir um mapeamento de assistentes sociais com inserção em instâncias de controle social e assim, manter um diálogo mais constante.

A plenária participou intensamente do debate, seja parabenizando o CRESS pela realização do evento, seja colocando os desafios enfrentados no cotidiano dos conselhos de direitos e de políticas públicas.

Valéria Correia ao responder as colocações dos participantes, apontou uma série de possibilidades de articulação entre as demandas direcionadas ao CRESS no âmbito do controle social e a Universidade Federal de Alagoas, tanto na esfera da extensão da Faculdade de Serviço Social quanto nos grupos de pesquisa.

A Presidente do CRESS Alagoas, a assistente social Marciângela Gonçalves, que coordenou a mesa redonda, enfatizou que o encontro marcará o inicio de um diálogo mais próximo e constante entre o CRESS e as/os assistentes sociais inseridos nos canais institucionais de controle social e com a definição de ações estratégicas com a UFAL.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast