Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

CRESS participa da formação da Frente Antirracista em Maceió

O surgimento da Frente Antirracista tem o objetivo de fortalecer a luta e o debate racial, bem como fortalecer a unidade das organizações que trazem a Questão Racial como uma bandeira de luta e de organização.

17/02/2020 às 14h35



 

Reunindo uma diversidade de movimentos populares, coletivos e representações de várias categorias profissionais, aconteceu no último dia 13 de fevereiro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Maceió, a reunião que deu origem à Frente Antirracista na capital alagoana.
 

O surgimento da Frente Antirracista tem o objetivo de fortalecer a luta e o debate racial, bem como fortalecer a unidade das organizações que trazem a Questão Racial como uma bandeira de luta e de organização.
 

A necessidade dessa construção unitária ganhou ainda mais urgência após o caso de racismo ocorrido em um colégio particular na Zona Sul de Maceió, onde uma professora foi vítima de um ato racista promovido pela diretora e dona da instituição de ensino.
 

O fato ganhou repercussão no início do mês de fevereiro e mobilizou uma série de organizações para denunciar o ocorrido e prestar solidariedade a professora que sofreu o ataque racista.
 

Como continuidade desse processo coletivo de denúncia e de mobilização em torno da questão racial no estado, a Frente recém-formada pretende seguir promovendo ações e espaços de diálogo com a população sobre as questões étnico-raciais.
 

Representando o CRESS Alagoas, a Conselheira Francine Lopes participou da reunião e destacou a importância do momento para a luta antirracista.
 

“Nós, assistentes sociais, precisamos assumir uma prática antirracista em todos os nossos âmbitos de atuação, pois essa luta é condição necessária para o combate às desigualdades e demais formas de exploração e opressão construídas historicamente nesse país”, ressaltou Francine.
 

De acordo com a Conselheira a participação do CRESS Alagoas nessa construção é fundamental para o fortalecimento das ações do Conselho na luta junto à categoria no combate ao racismo. “Dentre as bandeiras de luta do conjunto CFESS/CRESS a luta pela equidade racial e étnica e repúdio a todas as formas de racismo tem destaque central, tendo sido, inclusive, o foco da campanha de gestão do triênio 2017-2020, por isso é necessário e fundamental a presença do CRESS em espaços como esse”.
 



 

Calendário de mobilização
 

Uma primeira agenda de ações já foi sinalizada pela Frente Antirracista, com o objetivo de ampliar o debate com a sociedade durante o mês de março. As agendas que marcam o dia 8, dia internacional de luta da mulher e o dia 14, data que marcam os dois anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, devem impulsionar a Frente no debate racial na capital alagoana.
 

Para além dessas datas, deve ser realizado um ato antirracista em Maceió ainda para o mês de março, protagonizado pelas organizações que estão compondo a Frente.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast