Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Curso “Ética em Movimento” encerra sua segunda turma em Arapiraca

O último final de semana, dias 13 e 14, marcou o encerramento do Curso “Ética em Movimento”, realizado pelo CRESS/AL na cidade de Arapiraca, reunindo dezenas de profissionais nos debate sobre ética e o exercício profissional da/o assistente social.

17/12/2019 às 00h02


O último final de semana, dias 13 e 14, marcou o encerramento do Curso “Ética em Movimento”, realizado pelo CRESS/AL na cidade de Arapiraca, reunindo dezenas de profissionais nos debate sobre ética e o exercício profissional da/o assistente social.
 

Na sexta-feira (13), o módulo “Ética e Instrumentos Processuais”, ministrado pela Assessora Jurídica do CRESS/AL Zaldivana Athaíde, tratou do papel do Código de Ética Profissional aliado ao Código Processual de Ética (resolução CFESS nº 660/2013) como instrumentos de apuração da violação ética, concretizando a dimensão da recomposição do direito violado.
 


 

“O módulo sobre Ética e Instrumentos Processuais se constitui em um importante espaço de discussão que possibilita a socialização com a categoria profissional todo o conteúdo normativo que norteia a tramitação do processo disciplinar ético”, explicou Zaldivana.
 

Já no sábado (14), o quarto e último módulo “Ética e Direitos Humanos”, ministrado pela Prof. Ms. e conselheira do CRESS/AL Francisca Santos, reuniu debates e experiências das/dos profissionais em torno das dificuldades e desafios na luta por direitos nos dias de hoje, pautando a concepção e a história da luta pelos direitos humanos, além de sua relação com o projeto ético-político da profissão de assistente social.
 

De acordo com Francisca o debate com a categoria sobre a luta pelos direitos humanos é fundamental. “O debate sobre a temática é imprescindível, especialmente diante de um contexto societário de violação a esses direitos. É necessária a compreensão, por parte da categoria, sobre os fundamentos ontológico dos Direitos Humanos na sociedade capitalista para que seja problematizado a dicotomia entre o que está formalmente legalizado e sua concretude no cotidiano  dos sujeitos sociais”, reforçou Francisca.
 


 

“Acredito que as discussões foram pertinentes para se fazer a mediação necessária com o trabalho do assistente social nos diversos campos de atuação, uma vez que os Direitos Humanos é tema transversal para a profissão”, destacou a conselheira.
 

Com o objetivo de proporcionar às/aos assistentes sociais uma atualização profissional e reflexão ética para o atual período histórico, o Curso “Ética em Movimento”, iniciativa do Conjunto CFESS/CRESS já acontece há 19 anos em todo o país, fortalecendo o debate em torno da compreensão dos fundamentos, princípios e valores do Código de Ética Profissional.
 

Segundo Francisca o curso se configura como uma oportunidade para repensar a atuação profissional da categoria. “Tendo em vista que o cotidiano é embargado por processos de alienação que reitera uma prática profissional pragmática, a qualificação profissional possibilita a suspensão desse cotidiano para compreendermos a realidade a partir da perspectiva da totalidade”.
 


 

Essa é a segunda turma do Curso “Ética em Movimento” na região do Agreste de Alagoas, interiorizando as ações de formação do Conselho com a categoria.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast