Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Debatendo a violência e a banalização da vida e da morte, CRESS Alagoas realiza seminário online

A atividade é mais um esforço do Conselho na construção de diálogos e aproximações com a categoria no período da pandemia. O Seminário é aberto para as e os profissionais, bem como para o conjunto da sociedade

30/07/2020 às 09h29

Com o tema “A violência e a banalização da vida e da morte em tempos de crise”, o primeiro seminário online do Conselho. A atividade que acontece hoje (30) às 19 horas, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do CRESS Alagoas e conta com a presença de Elaine Behring, professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Maria Helena Elpídio, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da drag queen Ruth Venceremos, do Coletivo Distrito Drag e do Coletivo LGBT Sem Terra.

A atividade é mais um esforço do Conselho na construção de diálogos e aproximações com a categoria no período da pandemia. O Seminário é aberto para as e os profissionais, bem como para o conjunto da sociedade.

Para Marciângela Gonçalves, conselheira presidenta do CRESS Alagoas, a iniciativa surge entre o conjunto de ações realizadas pelo Conselho durante a pandemia para manter os processos de debate e participação da categoria nesse período.

“Pretendemos com o seminário online promover mais um momento de reflexão com as e os assistentes sociais de Alagoas”, comentou. “Desde o início da pandemia e das recomendações de isolamento e distanciamento social, tem sido necessário pensar outras estratégias de manter nossas atividades em movimento com a categoria e com a sociedade”.

Ainda segundo a presidenta do Conselho, o tema do debate surgiu a partir das reflexões em torno do período de crise econômica, política e social que vive o mundo, agravada ainda mais a partir da crise sanitária da atualidade. “Esse é um tema importante para refletirmos juntas e juntos. As contradições que existem na sociedade que vivemos, estruturada na opressão e na exploração de uma classe sobre a outra, já nos apresenta uma série de violências, em especial para a população negra, as mulheres, a comunidade LGBTQI+ e demais sujeitos que vivem nas periferias do capitalismo. Todas essas contradições são ainda mais aprofundadas no período de crise sanitária que vivemos, nos levando a uma trajetória de banalização da vida e da morte, que têm sido hoje temáticas presentes no cotidiano da população”.

Conheça as convidadas

Elaine Behring: professora associada da Faculdade de Serviço Social da UERJ, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas do Orçamento Público e da Seguridade Social e do Centro de Estudos Octávio Ianni.

Ruth Venceremos: drag queen, negra, militante social, fundadora do Coletivo Distrito Drag e integrante do Coletivo LGBT do MST.

Maria Helena: assistente social, pós-doutora em Serviço Social (UFJF), professora do DSS/PPGPS/UFES, membro do Interfaces (UFES) e integrante do Núcleo Estadual de Mulheres Negras do Espírito Santo.

A atividade conta ainda com a apresentação cultural dos jovens músicos de Maceió, PH Moura e Daniel Ohaii.

Inscreva-se no canal do YouTube do CRESS Alagoas clicando aqui.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast