Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Em Encontro de Avaliação, CRESS Alagoas faz balanço de 2022 e sinaliza desafios para 2023

04/01/2023 às 15h20

Reunindo funcionárias/os, gestão e assessorias, o CRESS Alagoas marcou a última semana de 2022 com o Encontro de Avaliação do ano, pautando os principais avanços do Regional no período, bem como os desafios que seguem para o ano de 2023. Realizado na nova sede do Conselho, o Encontro reuniu ainda representantes da gestão anterior do CRESS, bem como assistentes sociais da base.

“É fundamental construirmos um balanço coletivo a partir dos elementos que marcaram nosso trabalho enquanto entidade”, sinalizou Marciângela Gonçalves, conselheira presidenta do CRESS Alagoas. “Esses momentos fortalecem nossa construção coletiva e democrática e fortalece os próximos passos do Conselho, a partir do que avançamos e dos limites que temos concretamente”.

A avaliação destacou os principais números do CRESS nas ações de fiscalização, registro e processos éticos, além dos avanços na defesa do exercício e da ética profissional, na gestão administrativa e na comunicação com a categoria e sociedade.

“Mesmo com uma série de desafios desse período, conseguimos dar passos importantes em nosso Conselho naquelas que são suas funções precípuas: a orientação e fiscalização, o registro profissional e a defesa da ética profissional”, comentou a presidenta.

Somente no que diz respeito às visitas de fiscalização, o CRESS Alagoas realizou em 2022 o total de 126, contemplando 15 cidades do estado de Alagoas, um número destaque para as ações do Conselho no último período que, realizou ainda, 18 reuniões de orientações, 54 notificações e 108 ofícios emitidos para profissionais e gestões.

Os números de ações vinculadas ao Registro Profissional também ganharam destaque no balanço de 2022 que teve o marco de 265 novas inscrições no Regional e o avanço na confecção e entrega de Documentos de Identidade Profissional (DIP).

Já o balanço das iniciativas de fortalecimento da gestão administrativa e governança do Conselho, o balanço apontou a consolidação das estratégias de planejamento, monitoramento e avaliação coletivas como principal ganho do período. “Esse tem sido um exercício permanente do CRESS Alagoas: avançar na participação e integração do planejamento do Conselho a partir do envolvimento de todos e todas que fazem a entidade no seu dia-a-dia”, explicou Gonçalves.

A avaliação ainda reforçou a importância da ampliação de número de trabalhadoras/es no Conselho, bem como a viabilização do novo Concurso Público que, ocorrendo em 2023, fortalece o trabalho administrativo do Regional com a efetivação de novos funcionários/as.

Desafios para 2023

A partir dos avanços apontados em 2022, o Encontro apontou ainda os principais desafios para o ano de 2023 que se fortalece na continuidade das estratégias apontadas para 2022, mas que encontra áreas de atuação em que o Conselho precisa se debruçar no próximo período, seja na continuidade do fortalecimento da comunicação com a categoria, na incidência nos Conselhos de Políticas Sociais ou nas demandas administrativas e financeiras do cotidiano da entidade.

“Conseguimos conciliar importantes avanços para o CRESS nesse último período, apesar das inúmeras dificuldades vivenciadas para a categoria e para a sociedade que, naturalmente, se revertem em dificuldades para nossa entidade”, disse a presidenta. “Os desafios apresentados para o próximo período serão superados pelo fortalecimento do nosso Conselho que, atravessa a gestão, os funcionários/as, mas também a participação efetiva da categoria, seja nas comissões, nas assembleias ou nas diversas estratégias de participação e construção do nosso Regional”.

A atividade foi encerrada ainda com um momento de confraternização que contou com a participação de conselheiras da última gestão do CRESS Alagoas que foram convidadas para conhecer a nova sede da entidade.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast