Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Seminário Regional do CRESS/AL reúne Assistentes Sociais e Estudantes no Litoral Norte

10/05/2018 às 16h01

Dando início às comemorações do dia do/a Assistente Social que traz este ano o  tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!”,  o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/AL) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 09, o Seminário Regional, na cidade de Matriz de Camaragibe, no litoral Norte.

 

Na abertura das atividades, a presidente do CRESS/AL Marciângela Gonçalves destacou que o tema deste ano foi deliberado coletivamente no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que aconteceu na cidade de Brasília (DF) no ano de 2017. "É notório o desmonte das políticas públicas e dos direitos sociais, nesse sentido, precisamos reafirmar nosso compromisso com a luta e a resistência dos/as trabalhadores/as”, pontou Marciângela.

 

A atividade trouxe para o debate a mesa temática - Assistente Social: Em defesa dos direitos e do trabalho profissional com qualidade. Nela, a Assistente Social, professora da FAT e doutoranda em Serviço Social (UFAL), Maricelly Costa trouxe reflexões sobre a importância da compressão da atual conjuntura e seus impactos para à classe trabalhadora, além de pontuar os impactos desse contexto sobre o processo de formação e exercício profissional dos/as Assistentes Sociais.

 

A mestranda em Serviço Social (FSSO/UFAL) Kamilla Amorim, apresentou dados, após pesquisa realizada durante os últimos quatro anos de sua formação, trazendo elementos sobre a precarização da formação profissional e seus rebatimentos no exercício profissional, destacou ainda que a expansão dos cursos privados em modalidade EAD em detrimento dos cursos presenciais públicos vem mudando o perfil e qualidade da formação dos/as Assistente Sociais em Alagoas.

 

Durante o seminário, a Agente Fiscal do CRESS/AL Helena Carvalho, fez um breve panorama sobre as fiscalizações desenvolvidas e desafios enfrentados, reforçando o compromisso do conselho na realização de fiscalizações e atividades voltadas à categoria no estado, buscando sempre  a qualidade dos serviços  e a luta pelos direitos dos/as profissionais do Serviço Social.

 

Após as palestras foi aberto o debate entre o público presente.

 

PROGRAMAÇÃO

Em Maceió, o Seminário Estadual acontece nos dias 14 e 15 de maio, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

No dia 17 de maio o seminário será no auditório da UFAL Campus Sertão, em Delmiro Gouveia.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast