Vem aí... Seminário sobre o Trabalho do Assistente do/a Assistente Social na Política de Saúde Mental e/ou uso de Álcool e outras Drogas.

A A A A

O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 16ª Região/AL, estará realizando no dia 18 de outubro de 2019 o Seminário: Trabalho do Assistente do/a Assistente Social na Política de Saúde Mental e/ou uso de Álcool e outras Drogas. O evento acontecerá, das 8h às 13h, no Auditório do Conselho Regional de Psicologia – CRP.

 

A atividade tem como objetivo trazer contribuições para o entendimento sobre a inserção do Serviço Social em instituições que intervém sobre demandas sociais decorrentes de problemáticas relacionadas à saúde mental e/ou uso de álcool e outras drogas e sobre os desafios históricos postos entre a relação do modelo hospitalocêntrico e as propostas substitutivas, abertas e de base comunitária que percorrem o Serviço Social.

 

Sabemos que as respostas repressoras do Estado contrariam os princípios éticos e políticos do Serviço Social Brasileiro e trazem impactos para o trabalho profissional de assistentes socais, no sentido do acesso às políticas públicas e na construção de estratégias coletivas, democráticas e livres ao enfrentamento das situações vivenciadas por usuários e familiares. Na conjuntura atual, em que são propostas modificações na política de saúde mental, muitas são as ameaças aos avanços da Reforma Psiquiátrica no país, contrariando o modelo de atenção que preconiza a desinstitucionalização e a reabilitação psicossocial.

 

É fundamental que a categoria debata e organize ações de resistência. Espera-se com o Seminário debater sobre o trabalho desses profissionais nessa área com o intuito de reafirmar o posicionamento da categoria contra o retorno de modelos violadores de direitos humanos e reafirmar o posicionamento crítico frente às comunidades terapêuticas, ao modelo proibicionista e à criminalização da pobreza.

 

INSCRIÇÕES  NO LINK: https://bit.ly/33fLxoy

 

PROGRAMAÇÃO

8 h - CREDENCIAMENTO

1ª MESA : A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO BRASIL: AVANÇOS E RETROCESSOS

ROSA PRÉDES - ASSISTENTE SOCIAL E PROFESSORA DRª DA FACULDADE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

HELENA CARVALHO - ASSISTENTE SOCIAL E AGENTE FISCAL DO CRESS/16 Região

RAFAEL MACHADO - COORDENADOR NACIONAL DO MOVIMENTO DE POPULAÇÃO DE RUA E PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ALAGOAS

Coordenação da Mesa: Hozana França - Assistente Social e Militante da Rede Nacional de Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA)

 

2ª MESA : O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE ALAGOAS

FÁBIA PEREIRA DUARTE - ASSISTENTE SOCIAL DO CAPS AD III DRº EVERALDO MOREIRA - MACEIÓ/AL

SANDRA ROBERTA MONTES DE SOUZA - ASSISTENTE SOCIAL DO CAPS I PIRANHAS/AL E CONSELHEIRA DO CRESS/AL

NÍDIA LIDIANE LIMA MAGALHÃES - ASSISTENTE SOCIAL DO CONSULTÓRIO NA RUA - MACEIÓ/AL

 

TEMA ATRIBUIÇÕES E INSTRUMENTAL TÉCNICO - OPERATIVO DO SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL

DANIELLE FERNANDES LEÃO DIAS - ASSISTENTE SOCIAL

Coordenação da Mesa: Maricélia Santana - Assistente Social e integrante da Comissão de Seguridade Social do CRESS- 16 Região

 

DEBATE: 30 MINUTOS

ENCERRAMENTO : 13h

LOCAL: Conselho Regional de Psicologia – CRP.

ENDEREÇO: Rua Professor José da Silveira Camerino, nº291, Bairro: Pinheiro.

Comentários

CFESS

Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress). Acesse o site aqui.

Fale Conosco

Tratar a sua manifestação com independência, isenção e ética é o nosso compromisso.



(82) 3221.5305
Rua Sete de Setembro, nº 184, Centro, Maceió (AL), por trás do Espaço cultural da UFAL. Horário de funcionamento: de segunda à quinta, das 13h às 17h, e sexta, das 9h às 13h.

© 2013 CRESS-AL. Todos os direitos reservados.
É proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.