Comissão de Seguridade Social

A comissão de seguridade social foi instituída com o objetivo de acompanhar e discutir as temáticas de todas as políticas sociais, a exemplo da Previdência Social, Assistência Social e Saúde.  Defende a intervenção qualificada e crítica dos/as assistentes como trabalhadores que atuam em todas as políticas sociais e em diversos campos sócio ocupacionais, formulando respostas às múltiplas expressões da questão social que constituem objeto de trabalho profissional. Reafirma a postura contundente de defesa dos direitos e de políticas sociais públicas universais, com ênfase na concepção de um amplo padrão de seguridade social, universal, redistributivo e de responsabilidade estatal e fortalecimento das políticas de trabalho e emprego, habitação e educação, na perspectiva de estabelecimento de um padrão universal de direitos e políticas públicas.

A comissão de seguridade social desenvolve ações voltadas para articular e subsidiar os representantes do CRESS nos Fóruns e Conselhos de Direitos de controle social. Também realizando Encontros, Seminários, Oficinas, Rodas de Conversa como espaço de discussão e fortalecimento da categoria profissional diante dos desafios cotidianos do/a Assistente Social.

A Comissão de Seguridade Social se faz presente na articulação política, nos espaços existentes em defesa da oferta de políticas públicas de qualidade, ressaltando a importância do trabalho do Serviço Social para a população usuária dos serviços existentes.

Por se tratar de uma comissão que abrange muitas esferas, existe a possibilidade da instituição de sub comissões. Atualmente temos a Subcomissão de Saúde Mental com o objetivo de fomentar o debate acerca da política de saúde mental e da reforma psiquiátrica no que reflete a atuação dos assistentes sociais e os desafios enfrentados no cotidiano da sua prática profissional.

Temos como desafio ampliar a formação de sub comissões para tratar mais apropriadamente temas como: Educação, Sistema Prisional, Povos e Comunidades Tradicionais, Segurança Alimentar, etc..