Conheça a COFI

A Comissão de Orientação e Fiscalização tem um papel fundamental no cumprimento da função precípua do CRESS. Com a atribuição de acompanhar o exercício da profissão de assistente social em sua jurisdição, a COFI viabiliza à categoria possibilidades de discussão sobre temas específicos do Serviço Social, subsidiando a atuação dos/as profissionais; desenvolve atividades que possibilitam a prevenção de possíveis infrações éticas; orienta, informa, esclarece a categoria e a sociedade em geral sobre competências e atribuições profissionais; fiscaliza e dá encaminhamentos a denuncias e queixas que não sejam de natureza ética; realiza denuncia ex-ofício a Comissão Permanente de ética, dentre outras estabelecidas na Política Nacional de Fiscalização – PNF.

A atuação da COFI se dá numa concepção político-pedagógica contribuindo para valorização e o reconhecimento da profissão e para qualidade dos serviços prestados a população, por esta categoria. Acompanhando a realidade do exercício profissional, realiza a análise das funções, competências e atribuições praticadas por assistentes sociais, orientando e dando outros encaminhamentos parametrados nos instrumentos normativos jurídicos da profissão.

Suas ações se concretizam por meio de visitas de fiscalizações a assistentes sociais e pessoas jurídicas inscritas no Regional; visitas de averiguação de irregularidades; convocações de profissionais para orientações e/ou esclarecimentos; acompanhamento de editais de concursos públicos e PSS para assistentes sociais; análise de solicitações de Anotações de Responsabilidade Técnica; seminários e oficinas temáticas para reflexão do exercício profissional; orientações presenciais ou por e-mail no âmbito do exercício do exercício profissional; emissão de notas técnicas, ofícios, recomendações.

Conheça a Política Nacional de Fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS:

Resolução 512/07 de 29/09/2007 - Reformula as normas gerais para o exercício da fiscalização profissional e atualiza a Política Nacional de Fiscalização (fazer um hiperlink)

Composição da COFI:

✔         Marciângela Gonçalves Lima CRESS/AL  Nº 1988  – Assistente social Conselheira Coordenadora;

✔  Evelyn Costa do Nascimento CRESS/AL Nº 2962 – Assistente Social Conselheira

✔         Lidiane Ferraz de Almeida CRESS/AL  Nº 1552  – Assistente social Agente Fiscal

✔          Helena da Silva Carvalho CRESS/AL  Nº 1508  – Assistente social Agente Fiscal

✔         Japson Gonçalves CRESS/AL  Nº 1810 – Assistente social Representante da base

✔         Rosa Lúcia Prédes Trindade CRESS/AL  Nº 665  – Assistente social Representante da base

A COFI conta também com a assessoria da Assessora Jurídica Zaldivana Athayde