Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Comissão de Fiscalização e Orientação do CRESS-AL realiza evento direcionado a assistentes sociais que atuam em UPAs

25/09/2023 às 17h00

Realizado no último dia 22 (sexta-feira) no Hospital Universitário, o evento com o tema Potencialidade do trabalho da/do assistente social nas UPAs, organizado pela COFI do CRESS-AL, reuniu cerca de 24 profissionais que atuam diretamente nas Unidades de Pronto Atendimento do Estado.

A abertura foi realizada pelo coordenador da COFI, Everton Melo, que destacou a importância do encontro e da aproximação com a base. “A iniciativa materializa os anseios das profissionais que atuam nas urgências e emergências do estado de Alagoas, além de seguir as dimensões estabelecidas na Política Nacional de Fiscalização que visa valorizar, defender, fortalecer e publicizar a profissão”, disse Everton.

No segundo momento, o assistente social e professor Japson Gonçalves apresentou uma reflexão sobre os parâmetros de atuação da/do assistente social, ressaltando a correlação entre as atribuições desenvolvidas pelas profissionais na UPAs e do Código de Ética da profissão.

A última etapa do evento ficou sob a responsabilidade da professora Margarete Pereira Cavalcante e da conselheira e assistente social do Hospital Universitário, Maria Helena de Araújo.

Segundo a professora Margarete, é fundamental a criação de protocolos de trabalho que orientem as atividades das/dos profissionais em Unidades de Pronto Atendimento. “A adesão das assistentes sociais a este evento tem um duplo sentido: demonstra a confiança da categoria no seu conselho e expressa a necessidade concreta de estudos, aprofundamentos, reflexões sobre a prática”, destacou. Além disso, a professora evidenciou o trabalho da COFI para além de uma simples fiscalização. “A Comissão de Orientação e Fiscalização do CRESS-AL se coloca numa posição de escuta qualificada a estes/as profissionais, de acolhimento as suas necessidades e de uma resposta aos anseios da categoria”.

A atividade, a qual foi fruto da solicitação das/os profissionais fiscalizadas/os pela agente fiscal Helena Carvalho em 2022/2023, recebeu assistentes sociais dos municípios de Viçosa, Coruripe e de Maceió. Para Valdijane Araújo, assistente social da UPA do Jacintinho, o evento foi muito produtivo e enriquecedor. “O fato de as UPAs serem novas no estado, traz demandas novas e desafiadoras para o serviço social. Dessa forma, estar neste evento nos proporcionou a experiência de ouvir outras profissionais que atuam no mesmo campo e nos fez compreender que podemos construir coletivamente protocolos que nos orientem a desenvolver, da melhor forma possível, o nosso trabalho”, afirmou Valdijane.

#DescriçãoDaImagem: na lateral esquerda acima há um título com a informação sobre a realização do evento por cima de um retângulo na cor roxa, no centro, há uma imagem das/dos participantes e palestrantes do evento e embaixo há uma forma geométrica azul com a logo dos 40 anos do CRESS-AL e um ícone de confira. 

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast