Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Em nota às instituições de Alagoas, CRESS traz recomendações quanto às ações para o exercício profissional durante a pandemia

Confira Nota Pública do CRESS Alagoas às instituições que possuem Assistentes Sociais em seu quadro, com recomendações práticas para a atuação profissional durante a pandemia.

30/03/2020 às 22h38


 

Frente às recomendações de medidas preventivas para combater a propagação do Coronavírus (Covid-19) das organizações de saúde e da declaração de situação de estado de emergência em Alagoas, o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 16ª Região, encaminhou hoje (30/03) uma Nota Pública às instituições que possuem Assistentes Sociais em seu quadro, com recomendações práticas para a atuação profissional durante a pandemia.
 

A Nota direcionada às instituições públicas e privadas de Alagoas, relaciona uma série de orientações do Conselho em torno das medidas urgentes de prevenção, contenção de riscos, danos e agravos à saúde da categoria e das/os usuárias/os dos serviços.
 

Entre as recomendações, o CRESS orienta que as instituições ofereçam todas as medidas de segurança as/aos profissionais, a exemplo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), bem como e que as/os profissionais assistentes sociais que se enquadrem nos grupos de risco do Covid-19, sejam liberadas/os de suas atividades presenciais, exceto,  conforme decreto do Governo do Estado de Alagoas do último dia 13, as/os profissionais servidoras/es da saúde.
 

Ainda de acordo com a Nota, as/os assistentes sociais não devem atuar desempenhando atribuições pelas quais não estejam capacitadas/os ética e tecnicamente.
 

“Com o objetivo de garantir a continuidade da prestação de serviços de qualidade por assistentes sociais à população usuária, nos diversos espaços sócio-ocupacionais, o CRESS 16ª Região reforça a necessidade de que as instituições, públicas e privadas, cumpram as medidas de proteção e prevenção à contaminação do COVID-19 no âmbito do exercício profissional do/da assistente social”, destaca trecho do documento.
 

As/os assistentes sociais são recomendados a realizarem denúncia ao Conselho, quando as condições necessárias ao desempenho do trabalho não estejam sendo atendidas ou comprometam ética e tecnicamente a atuação profissional.
 

Confira a Nota na íntegra clicando abaixo:
Nota Pública às instituições públicas e privadas do estado de Alagoas
 

Notícias relacionadas:
CFESS divulga nota sobre o exercício profissional diante da pandemia do Coronavírus
Confira nota de orientação do CRESS Alagoas sobre a atuação de Assistentes Sociais no contexto da pandemia do Coronavírus

 

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast