Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Em reunião com o Secretário de Educação de Maceió, CRESS e CRP pautam a implementação da Lei 13.935/2019

Debatendo a importância da atuação de profissionais da Psicologia e do Serviço Social, representantes do CRESS e do CRP reuniram-se na tarde de ontem (23) com o secretário de educação de Maceió, Elder Maia

24/02/2021 às 18h42

Debatendo a importância da atuação de profissionais da Psicologia e do Serviço Social, representantes do Conselho Regional de Serviço Social 16ª Região - CRESS Alagoas e do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) reuniram-se na tarde de ontem (23) com o secretário de educação de Maceió, Elder Maia. A ação integra as atividades do Comitê Estadual pela Implementação da Lei 13.935/2019, que dentre elas está o diálogo com as secretarias de educação em todo o estado.

De acordo com Marciângela Gonçalves, conselheira presidenta do CRESS Alagoas e integrante do Comitê, a reunião com o secretário municipal cumpriu o objetivo de reforçar a necessária implementação da lei, além de destacar a importância da atuação das categorias de assistentes sociais e psicólogas/os junto às equipes multiprofissionais na rede de educação básica, intervindo diretamente na execução da política de educação do município.

“A reunião foi um importante espaço de diálogo, com a sinalização e disposição da gestão municipal para articulações e encaminhamentos necessários para a implementação da Lei Federal”, ressaltou Gonçalves.

Sendo Maceió uma cidade que já possui assistentes sociais no quadro de profissionais que atuam nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação, a conselheira reforçou ainda a necessidade de ampliação e fortalecimento da atuação dos e das profissionais do Serviço Social na educação municipal.

“É preciso ampliarmos ainda mais a atuação da categoria para atender toda a rede de educação. Temos ainda do último concurso público do município, realizado em 2017, um número considerável de profissionais no cadastro de reserva a serem chamados para atuar nas escolas de Maceió”, comentou.

A presença das e dos profissionais do Serviço Social correspondem, hoje, a pouco mais de um terço das unidades de ensino no município de Maceió. “Essa é uma das ações estratégicas do Comitê: dialogar e pautar junto às gestões municipais a verdadeira efetivação da Lei 13.935/2019”, sinaliza Marciângela.

Além de reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social no ambiente escolar, o secretário reafirmou o compromisso no esforço pela nomeação do cadastro de reserva do último concurso realizado para a SEMED Maceió.

Ainda como parte da agenda de diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, ficou sinalizada a realização de uma reunião articulada com o CRESS e a equipe de assistentes sociais que atuam na secretaria, com o objetivo de debater o trabalho do Serviço Social na Rede, bem como as demandas e possibilidades para a educação a partir das experiências e reflexões da atuação da equipe de assistentes sociais.

Já no que diz respeito à implementação da lei a partir da inserção de psicólogos/as na Rede, o secretário também se colocou à disposição para construir as necessárias articulações para efetivação do cargo no próximo período.

A reunião realizada pelos Regionais com a gestão do município de Maceió deve ainda ser realizada com diversos outros gestores públicos da educação de Alagoas, ampliando o debate e fortalecendo a rede de articulação com as categorias para as inúmeras ações que caminhem para a efetiva implementação e regulamentação da Lei Federal.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast