
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela
25/07/2023 às 09h55
O dia 25 de julho celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que lutou por liberdade no período colonial do Brasil. A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido à mobilização das mulheres e movimentos, que organizaram o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas em Santo Domingo (República Dominicana) em 1992. O mês passou também a ser conhecido como Julho das Pretas, o qual é um importante momento de reflexão e sempre traz temas relacionados à superação das desigualdades sociais, de gênero e raça. Em 2023, o tema escolhido para a 11ª edição é Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver.
De acordo com a Conselheira e Coordenadora do Comitê de Combate ao Racismo Regina Menezes, o dia 25 de julho reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista, misógina, machista, e nos faz refletir também sobre as nossas vidas, enquanto assistentes sociais negras.
#DescriçãodaImagem: quatro cards com fundo roxo e estampas coloridas nas cores verde, amarelo e vermelho, contendo a ilustração de Tereza de Benguela, o mapa da América Latina, a logo dos 40 anos do CRESS Alagoas e textos que retratam o dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, bem como o Julho das Pretas.