CRESS Alagoas participa de reunião com CFESS sobre orientação de trabalho no INSS

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Foto: Rafael Werkema/CFESS
 

O encontro que ocorreu no último dia 8 de janeiro em Brasília (DF), reuniu assistentes sociais agentes fiscais de todo o país com a Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional do CFESS (Cofi/CFESS), pautando as ações de fiscalização e orientação junto ao trabalho de assistentes sociais do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a partir das novas demandas para os profissionais no órgão.

 

Representando o CRESS Alagoas, a agente fiscal Maria Helena Silva e a conselheira fiscal Martha Aragão, acompanharam a reunião reforçando a importância do momento para fortalecer as ações de fiscalização com os/as profissionais assistentes sociais no INSS.
 

“A reunião teve como um dos objetivos pensar uma ação organizada de fiscalização para defesa do Serviço Social no INSS, além de uma orientação ampla da categoria no sentido de subsidiar as ações do Conselho, na defesa da permanência desses profissionais”, explicou Helena.
 

Ainda de acordo com a assistente social e agente fiscal do CRESS Alagoas, a reunião apontou uma série de novas demandas para fiscalização do trabalho de assistentes sociais no INSS, possibilitando conhecer mais de perto o cotidiano do trabalho dos/as profissionais e das situações de desregulamentação do trabalho profissional no Instituto. “Para além das questões que já temos em nosso roteiro e formulário de fiscalização, temos agora novas questões para que a gente possa incluir em nossas visitas junto a todos os postos do INSS que tenham assistentes sociais”.
 

A reunião também foi de apresentação dos novos instrumentos de trabalho para os agentes fiscais, na perspectiva da orientação e fiscalização. “O CFESS está capacitando todos os Conselhos Regionais na mudança nos módulos de gestão, que vai desde o administrativo, passando pelo financeiro e pela fiscalização. No que diz respeito à fiscalização, os instrumentos de trabalho serão informatizados, a partir da utilização dos tablets adquiridos para as ações”, explicou.
 

“Nos próximos meses devemos receber essa capacitação no CRESS Alagoas. Com a utilização do equipamento, além de eliminar o uso de papel nas visitas, a ação informatizada possibilitará uma série de vantagens para o envio dos relatórios de fiscalização e orientação”.

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Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress). Acesse o site aqui.

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