Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Seminário – Território: Local do cuidado para usuário de álcool e outras drogas

Comissão Ampliada Ética e Direitos humanos do CRESS/AL participa de Seminário sobre Território

04/07/2016 às 15h40

Foi realizado no dia 01 de julho de 2016 o Seminário – Território: Local do cuidado para usuário de álcool e outras drogas. Realizado pela Sesau o seminário aconteceu no auditório do Conselho Regional de Psicologia - CRP. Durante todo o dia cerca de 150 trabalhadoras e trabalhadores dos CAPS´s de Maceió, de Arapiraca, Palmeira dos Índios, São Jose da Tapera, Matriz de Camaragibe, Rio Largo e Murici, socializaram as conquistas desse serviço que de forma laica, sem restrição de liberdade e censura, atuam com usuários de álcool e outras drogas e com famílias.

O seminário também contou com a participação do Médico Antônio Nery e da Psicóloga Janaína ambos do Estado da Bahia que ressaltaram que o atendimento nos CAPS’s e uma conquista mas que não se deve descuidar dos desafios com o intuito de esgarçar cada vez mais os limites impostos pelo abandono da família, pelo preconceito, pela violência imposta pelo trafico e pela violência policial, muitas vezes alimentada pelo despreparo e do pouco investimento na formação continuada dos trabalhadores e trabalhadoras da segurança pública. Temas delicados foram lançados para a reflexão como os conflitos gerados nas equipes dos CAPS’s pelas várias formas de contratações, pelos vínculos frágeis pela rotatividade dos profissionais das equipes muitas vezes relacionado não com a qualificação e competência técnica, mas pela interferência politico partidária.

Espaços para reflexão e debate devem acontecer sempre esse seminário demonstrou que apesar de dificulddes e desafios fomentar estratégias públicas, laicas, com foco do incentivo a autonomia é uma via segura para a consolidação de uma sociedade onde a alteridade, o respeito e a convivência plural diversa e pacifica.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast