CRESS participa do Seminário do Serviço Social no Sistema Prisional

A A A A

Na última quinta-feira, dia 13, o Conselho Regional de Serviço Social da 16ª Região - CRESS/AL participou do Seminário do Serviço Social no Sistema Prisional: A Atuação do Serviço Social e As Demandas do Sistema Prisional de Alagoas.

Na oportunidade as Assistentes Sociais do Sistema Penitenciário apresentaram para a comunidade em geral o Plano de Ação do Serviço Social no Sistema Prisional e sua atuação e competências nesse espaço sócio-ocupacional, fruto do trabalho de acompanhamento realizado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI)- do CRESS 16ª Região/AL.

A agente fiscal do CRESS, Helena Carvalho discutiu o processo de fiscalização realizado pelo Conselho e os desafios enfrentados pelos profissionais no sistema penitenciário do Estado.

Já no que se refere a atuação profissional foi pautado os desafios éticos e técnicos no campo sócio-jurídico: Atribuições Profissionais e Requisições históricas colocadas aos/as Assistentes Sociais foram abordados pela professora doutora Rosa Prédes que destacou configuração do campo sócio-jurídico, na interseção entre a ampliação do poder judiciário pós-Constituição de 1988 e o crescimento das demandas sociais que passam a ser atendidas não somente por instituições do poder executivo, pois essas demandas também serão direcionadas ao poder judiciário.

Na atuação do/da assistente social  no sistema prisional Rosa Prédes enfatizou o quanto as demandas e requisições estão pautadas na defesa de direitos para uma população, incluindo-se os familiares, que é vista pelo senso comum como “não merecedora de direitos”.  “Discutimos a importância do plano de ação do Serviço Social para definir a contribuição da profissão nessa área de atuação, pautando-se requisições e atribuições próprias, bem como os objetivos profissionais sintonizados com o código de ética”, concluiu Rosa.

Comentários

CFESS

Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress). Acesse o site aqui.

Fale Conosco

Tratar a sua manifestação com independência, isenção e ética é o nosso compromisso.



(82) 3221.5305
Rua Sete de Setembro, nº 184, Centro, Maceió (AL), por trás do Espaço cultural da UFAL. Horário de funcionamento: de segunda à quinta, das 13h às 17h, e sexta, das 9h às 13h.

© 2013 CRESS-AL. Todos os direitos reservados.
É proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.