Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

"É urgente romper com as rotinas cotidianas da dominação masculina"...

19/10/2014 às 03h35

É urgente romper com as rotinas cotidianas da dominação masculina...
 
Apesar se saber que a cada 15 segundos uma mulher sofre algum tipo de violência, ainda me sinto chocada com tamanha barbárie acontecida em Goiânia em que um homem matou em série mulheres, homossexuais e moradores de rua o que revela em carne viva do arquétipo viril -o poder do macho ainda presente em nossa sociedade que se moderniza mantendo o que há de mais conservador acerca dos valores e da "moral", uma moral burguesa e patriarcal!
Vivenciamos uma violência doce e quase invisível nos chamados "lares", contudo, para as mulheres essa violência tem um sabor amargo e visível em seus olhos, em seus corpos e em suas almas tão mascaradas por essa lógica de dominação masculina, deste arquétipo viril que se expressa através da violência, dominação, superioridade e de um poder sem limites dos homens sobre os corpos e mentes das mulheres. Esta dominação história é produto de um intenso trabalho de produção e reprodução pelos homens através da violência física, sexual e simbólica como também através dos aparelhos ideológicos do Estado com suas instituições como a família, as religiões, a escola, a mídia, os partidos políticos etc.
Não é possível mais aceitar a legitimação das relações de dominação, inscrevendo-as em uma natureza biológica, porque esse biológico deve expressar apenas as diferenças sexuais e não reproduzir as desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais na qual as mulheres são colocadas em uma eterna condição de subalternidade. Essa construção naturalizada das relações de dominação do homem branco, rico e heterossexual é uma construção social e não natural e por isso pode e deve ser desconstruída!!!
Por isso conclamo as mulheres e homens a se indignar e realizar rupturas históricas nas rotinas cotidianas da dominação masculina e construirmos uma sociedade justa, igualitária, democrática e plural e isso só é possível com a emancipação humana o que perpassa indubitavelmente pela emancipação feminina!!!
"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando a regra é ceder..."
Saudações Feministas,

Andréa Pacheco*
 
 
*Andréa Pacheco de Mesquita - Feminista, Assistente Social, Professora da Universida Federal de Alagoas -UFAL, Doutoranda do Programa de Pós Graduação Mulher, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia -UFBA.
 
Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast