Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Em Arapiraca, CRESS Alagoas inicia curso Ética em Movimento

10/12/2019 às 14h20

O primeiro final de semana de dezembro marcou o início de mais uma edição do curso “Ética em Movimento”, realizado pelo CRESS, dessa vez no Agreste de Alagoas, na cidade de Arapiraca. Entre os dias 6 e 7, diversos profissionais da região participaram do primeiro e segundo módulo do curso no interior do estado, refletindo e capacitando assistentes sociais sobre a ética profissional.
 


Ministrado pelo professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) de Palmeira dos Índios, Japson Gonçalves Santos Silva, o primeiro módulo do curso iniciou com uma série de debates em torno da consolidação do Projeto Ético Político do Serviço Social.


“O curso é uma possibilidade de formação para Assistentes Sociais que responda às demandas éticas da profissão”, explicou Japson. “No primeiro módulo discutimos ética e sociedade, fornecendo a base filosófica para a reflexão sobre a ética profissional”.
 

Realizado em todo o país pelo conjunto CFESS/CRESS, o curso aponta a importante tarefa de qualificar a atuação de diversos assistentes sociais com orientações e discussões em torno da ética profissional que norteiem a conduta e o exercício da categoria.


“O momento foi oportuno para fornecer instrumentos críticos e fundamentados teoricamente na direção da competência profissional”, reforçou Japson, que também integra a Comissão de Fiscalização (COFI) do CRESS/AL como representante da base. “A apreensão do homem como ser social autoconstruído através do trabalho, da cultura e da ética, como capacidade humana, foi um dos principais temas debatidos no primeiro módulo do curso, provocando uma série de debates e reflexões com os participantes”.
 

O curso continua nos próximos dias 13 e 14 de dezembro em Arapiraca, na Federação das Associações Comunitárias do Município de Arapiraca (FACOMAR), a partir das 8 horas.
 

Ética em Movimento
 

Realizado pelo conjunto CFESS/CRESS, o curso “Ética em Movimento” é dividido em quatro módulos: Ética e História; Ética e Trabalho Profissional; Ética e Direitos humanos; e Ética e Instrumentos Processuais, lançado há 19 anos pelo CFESS com o objetivo de oferecer subsídios para a apreensão da natureza da ética social e profissional, contribuir para a compreensão dos fundamentos, princípios e valores do Código de Ética Profissional e ampliar o debate ético a atividade profissional, política e social.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast