Em Santana do Ipanema, CRESS Alagoas reúne Assistentes Sociais em debate sobre os direitos previdenciários

A A A A


 

Aconteceu na última terça-feira (17/12), em Santana do Ipanema, mais uma atividade promovida pelo CRESS/AL no interior do estado. Dessa vez, o debate no Sertão de Alagoas tratou dos direitos previdenciários e assistenciais. Com o tema “Alterações dos benefícios previdenciários e sociais em tempos de desmonte”, a roda de conversa ampliou a discussão em torno do aumento das desproteções sociais e da extinção do Serviço Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Participaram da roda de conversa Assistentes Sociais da Microrregião de Santana do Ipanema, discutindo sobre as mudanças do INSS e sobre o papel do Serviço Social na instituição.
 

O diálogo ainda pautou os retrocessos na Previdência Social e dos desafios e impactos para os usuários e profissionais com a implantação do “INSS Digital”, intensificando o debate sobre a MP 905/2019, publicada pelo Governo Federal que acentua os ataques aos direitos e benefícios sociais dos usuários da previdência e da assistência social, representando mais um violento golpe aos direitos dos trabalhadores brasileiros.
 



 

A Medida revoga a lei de 1991 que trata do Serviço Social no INSS enquanto um serviço prestado aos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), serviço que é atualmente um importante meio de orientação aos usuários sobre seus direitos.
 

Além disso, a Medida permite a redistribuição de todos os servidores do INSS para outros órgãos do Governo Federal, intensificando ainda a redução de servidores do Instituto que, já vem sofrendo com essa redução nos últimos anos com a ausência de concurso para recomposição de seu quadro.
 

Ainda durante a roda de conversa, os participantes debateram sobre a importância das e dos Assistentes Sociais realizarem o Recadastramento Obrigatório e de manterem o pagamento da anuidade atualizado, reafirmando o papel do CRESS e da importância da participação dos profissionais nas comissões do Conselho.
 

Comentários

CFESS

Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress). Acesse o site aqui.

Fale Conosco

Tratar a sua manifestação com independência, isenção e ética é o nosso compromisso.



(82) 3221.5305
Rua Sete de Setembro, nº 184, Centro, Maceió (AL), por trás do Espaço cultural da UFAL. Horário de funcionamento: de segunda à quinta, das 13h às 17h, e sexta, das 9h às 13h.

© 2013 CRESS-AL. Todos os direitos reservados.
É proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.