Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

XXIII Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS da Região Nordeste

19/08/2014 às 20h25

 

Durante o último final de semana, dias 15, 16 e 17 de agosto ocorreu em Maceió/AL, o XXIII Encontro Descentralizado do Conjunto CFESS/CRESS da Região Nordeste. O Regional Alagoas sediou o evento que reuniu, no Maceió Mar Hotel, as representações do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) da Bahia/BA, Sergipe/SE, Piauí/PI, Rio Grande do Norte/RN, Pernambuco/PE, Paraíba/PB, Ceará/CE e Maranhão/MA. Um espaço de relevância coletiva e política onde a categoria discute ações e estratégias coletivas que serão levadas ao maior espaço deliberativo e democrático do Serviço Social Brasileiro: o Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS.

Participaram do evento: Assistentes Sociais conselheiras (os), agentes fiscais e Assistentes Sociais da base, convidadas (os) ou eleitas (os), como delegadas (os), em assembleias realizadas nos respectivos regionais. O objetivo do evento foi discutir as propostas da agenda de lutas da categoria para os próximos três anos e definir quais destas propostas serão levadas ao Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. O XXIII Encontro Descentralizado da Região Nordeste é apenas consultivo, as deliberações são definidas no Encontro Nacional.

No dia 15 de agosto no período da manhã, foi realizado o Fórum das COFI’s (Comissões de Orientação e Fiscalização) e a partir das 14h30 teve início o XXIII Encontro Descentralizado do conjunto CFESS/CRESS que contou, na mesa de abertura, com a participação do Prof. Ms. Fernando Antônio de Mesquita de Medeiros (UFAL) que tratou sobre os significados e legados históricos da Ditadura Militar para a Região Nordeste. O Prof. Drº José Nascimento França (UFAL), relatando sua experiência de resistência e luta no período do regime ditatorial, além de homenagem de reconhecimento aos demais assistentes sociais que lutaram contra a Ditadura Militar no Nordeste.

A segunda mesa da tarde tinha como tema: As lutas sociais e os desafios para o Serviço Social Brasileiro, com falas da Profª Pós Drª Valéria Correia e Profª  Pós Drª Rosa Prédes, (UFAL). No dia seguinte, iniciou-se o debate dos eixos temáticos que compõem a agenda da categoria dos/as assistentes sociais.  Foram debatidos os eixos: Seguridade Social; Fiscalização e Exercício Profissional, Ética e Direitos Humanos e Relações Internacionais e Comunicação e no último dia do encontro, houve o debate dos eixos: Administrativo-Financeiro e Formação Profissional.

Além disto, no encerramento do evento houve apresentação de moções, quais sejam: Moção de Apoio à Vila dos/as Pescadores/as do Jaraguá (CRESS/AL); Moção de Apoio à Assistente Social Áurea Oliveira (CRESS/BA); Moção de Repúdio à Lei Delegada nº 01 Municipal que altera a nomenclatura do cargo de Assistente Social, desrespeitando a Lei de Regulamentação da Profissão (CRESS/AL); Moção de repúdio ao fechamento dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (CRESS/CE).

Os participantes do Encontro avaliaram que as discussões foram produtivas e que o Conjunto CFESS/CRESS deve manter sua agenda de lutas ancoradas na defesa de uma sociedade justa e igualitária tendo em vista seu compromisso com a classe trabalhadora e com a materialização do projeto ético-político profissional.

 

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast