
Assembleia Geral elege delegação que representará Alagoas no 52º Encontro Nacional CFESS-CRESS
05/08/2025 às 12h21
O Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL) realizou, na última sexta-feira (1º), sua Assembleia Geral Ordinária, reunindo assistentes sociais, estudantes, entidades da categoria e representantes da sociedade civil na sede do Conselho, localizada na sala 906 do Edifício Norcon Empresarial, em Maceió.
Durante a assembleia, foram apresentados os informes gerais e o Relatório de Gestão 2024, além da eleição da delegação que representará Alagoas no 52º Encontro Nacional CFESS-CRESS, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro de 2025, em Campo Grande (MS).
A presidenta do CRESS-AL, Valéria Coêlho, abriu a assembleia reforçando o papel estratégico do Conselho para a categoria. Durante sua fala, apresentou um panorama das principais pautas debatidas no Encontro Descentralizado da Região Nordeste, realizado no final de julho em João Pessoa, destacando os desafios e encaminhamentos que envolvem o fortalecimento do Conjunto CFESS-CRESS. Valéria também pontuou a importância da adimplência das/os profissionais para a continuidade das ações do conselho.
“O CRESS-AL tem atuado com firmeza na defesa do nosso projeto ético-político, fortalecendo a fiscalização do exercício profissional, promovendo debates fundamentais e ampliando os espaços de escuta com a categoria. Para que todas essas ações sigam sendo possíveis, é essencial que as/os assistentes sociais mantenham sua anuidade em dia, garantindo a autonomia financeira do Conselho. Estar presente nas atividades do CRESS é também reconhecer que fazemos parte de uma construção coletiva, que precisa da participação e do compromisso de todas e todos”, destacou.
Em seguida, a vice-presidenta do CRESS Alagoas, Sueli Nascimento, apresentou a Prestação de Contas e o Relatório de Gestão 2024, destacando as principais ações desenvolvidas ao longo do período, além de dados sobre número de inscritos, arrecadação com anuidades, índices de adimplência e inadimplência. “O relatório de gestão é uma ferramenta essencial de transparência, que demonstra como os recursos públicos foram aplicados e evidencia os resultados alcançados frente aos objetivos traçados pela gestão”, explicou Sueli.
Na segunda pauta da assembleia, foram eleitas como delegadas de base as assistentes sociais Denise Oliveira, Yasmin Barros e Lylian Rojas. Como suplentes, foram escolhidos Teliane Baptista e Elias Lourenço. Pela gestão, compõem a delegação o tesoureiro Everton Melo, a 1ª secretária Simone da Silva e a 2ª tesoureira Raquel Vieira, com suplência de Regina da Silva Menezes, 2ª secretária, e Rogério Azevedo, conselheiro fiscal. A delegação alagoana também contará com a participação, na condição de observadoras, da agente fiscal do CRESS Alagoas, Helena Carvalho, e da assessora de comunicação, Lília Ferreira.
A participação expressiva na assembleia reforça o compromisso da categoria com a construção coletiva e democrática das ações do Conjunto CFESS-CRESS.
Sobre o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS
O Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS é a instância máxima de planejamento e deliberação que orienta as frentes de atuação e os processos organizativos dos Conselhos de Serviço Social em todo o Brasil. A 52ª edição do evento acontecerá entre os dias 4 e 7 de setembro, em Campo Grande (MS), reunindo representantes das gestões regionais para debates e deliberações fundamentais ao fortalecimento do projeto ético-político da profissão.
Antecedendo o Encontro, será realizado o 7º Seminário Nacional de Comunicação, nos dias 3 e 4 de setembro. Realizado a cada triênio, o seminário tem como objetivo promover reflexões sobre os desafios contemporâneos da comunicação no Serviço Social brasileiro. A atividade reunirá cerca de 150 participantes presenciais, entre assistentes sociais das gestões regionais e profissionais da comunicação que atuam nas assessorias dos CRESS em todo o país.
Nesta edição, serão abordados temas como colonialismo digital, inteligência artificial e a reprodução de preconceitos, plataformização do trabalho e estratégias de enfrentamento à desinformação. A programação também contará com uma oficina prática de audiodescrição voltada às equipes de comunicação dos Conselhos.
#DescriçãodoVídeo: registros da assembleia realizada numa sala do conselho, na qual há uma mesa ao centro e cadeiras ao redor. À frente há um projetor de slides e as pessoas que repassaram as informações. Há ainda imagens coletivas das/dos delegados e participantes da assembleia.