Acessibilidade:

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial: essa luta é de todas/os nós!

21/03/2024 às 11h46

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Essa data foi designada pelas Nações Unidas, em memória do "Massacre de Sharpeville", ocorrido em 21 de março de 1960, na África do Sul. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas que protestavam pacificamente contra as leis do apartheid do país.

A data serve como um lembrete do compromisso global em combater todas as formas de discriminação racial e promover a igualdade racial em todo o mundo. O conjunto CFESS-CRESS, fundamentado nos princípios do Código de Ética do/a Assistente Social e na defesa dos direitos sociais, dá visibilidade à data, lembrando a categoria sobre a importância da conscientização da igualdade racial e sobre os desafios que ainda são enfrentados na erradicação do racismo e da discriminação racial.

O CRESS Alagoas reafirma esse compromisso através do Comitê de Combate ao Racismo, que desenvolve atividades específicas que contribuem na eliminação da discriminação racial. Segundo a coordenadora do Comitê, Regina da Silva Menezes, o racismo, assim como toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e subjugação de pessoas, deve ser banido da sociedade, pois essas práticas humilham, ferem e subtraem vidas humanas, seja de forma direta ou indireta. “É preciso que haja consciência social sobre essa questão, e o Serviço Social tem o compromisso ético de combater o racismo e outras formas de discriminação, marcando presença constante na luta por uma nova forma de socialidade que elimine qualquer vestígio de racismo”, explicou a conselheira.

#DescriçãoDaImagem: card com fundo preto arroxeado, com a logo dos 40 anos no lado direito superior. Ao centro, há uma ilustração de uma mão espalmada na cor vermelha e sobreposta há a logo do Comitê de Combate ao Racismo do CRESS-AL, sendo um punho fechado na cor preta e o texto na cor branca. Na parte superior, há a data e o título 21 de março: dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Aumentar Fonte Diminuir Fonte Alterar Contrast